hoje em dia est[a ficando cada vez mais comum acontecer golpes envolvendo o uso de CPF, pois ele pode ser uma ferramenta muito útil nas mãos de estelionatários, pois através dele é possível realizar compras, abrir contas e solicitar empréstimo
O melhor a se fazer é ter certeza que ninguém está usando seu nome sem sua permissão, mas ai vem a duvida: como saber se estão usando o meu CPF?
Hoje existem algumas plataformas em que você pode consultar seu CPF, e essa á e melhor forma de evitar golpes sempre consulte seu CPF, pois caso você veja alguma atividade suspeita você poderá se resguardar e entrar em contato com as empresas ou instituições financeiras antes de ter o nome negativado de forma indevida
Confira, a seguir, 4 formas de saber se o seu CPF já foi ou está sendo usado por outras pessoas.
1- Registrado do Banco Central
O Registrato é um sistema que possibilita a cidadãos e empresas obter, pela internet, de forma rápida e segura, relatórios com informações sobre suas operações de crédito e seus relacionamentos com o sistema financeiro.
Para consultar basta acessar o site e clique no botão “Acessar o Registrato”. Você será encaminhado a uma página, que deverá acessar pela conta gov.br. Para acessar com a Conta gov.br, é preciso ter o nível prata ou ouro.
Cada relatório do Registrato tem um prazo de atualização diferente. Para consultar as informações em tempo real, procure o banco, instituição ou órgão que incluiu o dado no relatório.
Se tem alguma informação que você não concorda ou não reconhece no seu relatório, no sistema Registrato, procure a instituição ou o órgão público credor responsável pela informação.
2- Serasa
Com a Serasa, você pode consultar o CPF grátis pelo celular, tanto pelo site como pelo aplicativo. Os dois caminhos são muito fáceis e rápidos.
Após um cadastro simples, você recebe na mesma hora a informação sobre o seu nome na Serasa. Se tiver alguma dívida em seu nome, o sistema indicará as empresas ou instituições relacionadas.
Passo a passo para fazer a consulta online:
- Acesse o site serasa.com.br
- Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar Agora”
- Preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso
- Faça a verificação
- Etapa final! Você receberá a confirmação por e-mail ou SMS.
- Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”.
Pronto!
3- Serasa antifraude
O Antifraude avisa você por e-mail e mensagem no celular (SMS) toda vez que seu CPF for:
- Consultado na hora de uma compra no comércio ou empréstimos em bancos
- Quando uma empresa for aberta em seu nome
- Quando você estiver prestes a ser negativado
- Quando seu nome for retirado do cadastro de inadimplência.
O Serasa antifraude é um serviço pago, para contratar você deve acessar a página do Antifraude, fazer seu cadastramento. O monitoramento do CPF é imediatamente ativado. O serviço é contratado por assinatura, com vigência de até um ano, com descontos proporcionais pelo prazo escolhido.
4- SPC
No SPC Brasil, você pode acompanhar o seu CPF ou score, acessando pelo aplicativo SPC Consumidor ou pelo proprio site.
Você também pode contar com a ferramenta “SPC Avisa” ela faz o monitoramento do seu CPF, e te informa, via email ou SMS, qualquer alteração feita no CPF, consultas realizadas por empresas ao documento monitorado e mudança na nota de score, entre outros.
Veja como consultar:
Internet: Acessar a página e criar o acesso> Validar o email ou telefone> Definir senha de acesso Baixar o aplicativo Google Authenticator gratuitamente> Escanear o QR Code> inserir o código de acesso ao portal.
App: Baixar o aplicativo SPC Consumidor> Efetuar um cadastro> Definir senha de acesso> Validar o email ou telefone.
5- Receita Federal
Na Receita, Você pode consultar a situação cadastral do seu CPF, emitir comprovante e consultar as informações que constam no seu CPF.
Para consultar o CPF, basta acessar o site da Receita Federal e preencher com o número do CPF e a data de nascimento, clicar em “Sou humano” e depois em “Consultar”. Feito isso o sistema vai mostrar a situação cadastral do seu CPF.
A consulta também pode ser feita no aplicativo CPF Digital, baixando o aplicativo em seu celular
Depois de baixado, abra o aplicativo e faça login com CPF e data de nascimento. Leia e aceite os “Termos e Condições” e em seguida tire a “Prova de vida”, seguindo as instruções na tela.
Crie uma senha de 4 dígitos, acesse as informações do seu cadastro e veja se seu CPF está regular.