Seja bem vindo (a) ao nosso NOVO PORTAL, fique bem informado com as notícias que acontecem no Brasil, no mundo e em toda nossa região, porque informar é nossa missão.

NOTÍCIAS

Assis Chateaubriand: No Cemitério os últimos preparativos para o Dia de Finados; 307 pessoas já morreram até o momento

O feriado do Dia de Finados,  também chamado pela igreja Católica como o “Dia de Todos Os Santos” esta se aproximando, será na próxima terça-feira (02/11). Os últimos preparativos estão sendo realizados pelos servidores públicos da Prefeitura de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, e claro, pelas dezenas de pessoas que ainda estão fazendo as limpezas dos túmulos dos seus entes queridos.

As obras mais pesadas, como a construção e reformas dos jazigos já não podem mais, o prazo se encerrou há uma semana, agora só esta sendo permitido alguma pintura, lavagens dos túmulos e alguma outra situação como a colocação de vidros, mas, nada que venha causar muita sujeira no Jardim da Paz. A nossa reportagem flagrou nesta tarde de sexta-feira (29), muita gente com baldes, vassouras, panos, rodos e muita disposição para deixar o jazigo do parente, limpo e com boa aparência. Estes últimos dias foram de muito trabalho de limpeza e reformas, afinal, os três temporais registrados na nossa região, causaram muitos estragos no cemitério, onde árvores caíram atingindo alguns túmulos, galhos e folhas se espalharam por todo canto.

Adriele Soares Souza, é uma dessas pessoas que aproveitou a tarde para lavar o túmulos dos avós.

“A minha vó Maria faleceu há quinze anos e meu avô Júlio, treze, mas parece que foi ontem, a saudade só aperta e a gente vem aqui toda vez, não somente para o Dia de Finados, mas muitas vezes no ano para deixar tudo organizado. A gente não queria estar vindo aqui limpar o túmulo, mas sim, estar junto deles aqui neste plano, mas, isso não somos nós que decidimos. Gostaria de estar limpando a casa deles, juntos com eles e não aqui”, finalizou emocionada, Adriele.

Também registramos o Arlei Costa fazendo uma pintura no túmulo do falecido pai, Antônio dos Santos, “Tonhão como era conhecido. Para este filho dedicado, as lembranças são muitas e a saudade nem se fala. ” Dia 12 de junho último, Dia dos Namorados, completou dezessete anos que meu querido pai faleceu. A gente aprende a se conformar, porque os nossos planos são diferentes dos planos de Deus. Nós fazemos parte da criação e não do criador. Nós precisamos aceitar o que o criador decidiu, e meu pai foi embora para junto de Deus e nós tivemos que nos conformar, tentar entender e conviver com isso. Meu pai me deixou um legado maravilhoso”, destacou Arlei Costa.

Tem quem sobrevive do suado trabalho de limpeza dos túmulos, ganha a vida deixando os jazigos mais limpos e mais cuidado, pois muitos familiares dos que estão sepultados aqui, moram em outras cidades ou mesmo morando em Assis Chateaubriand, preferem pagar mensalmente para estas pessoas que ganham o seu sustento esfregando os mármores e zelando pelo local. É o caso da Ivanete Avelar Correia, “Nete” que há 21 anos leva a comida para dentro de casa “sobrevivendo” onde os mortos descansam, limpando túmulos. Eu chego bem cedo aqui no cemitério, 06h45 todos os dias e tendo fazer o meu melhor para o sustento da minha família. Converso com os familiares e eles pagam por mês para eu limpar os túmulos. Não é apenas nesta época, Finados, mas o ano todo. Eu não gosto muito de pegar para limpar uma ou duas vezes, eu prefiro fazer o meu trabalho bem feito e com um ganho fixo mensal, assim eu posso me dedicar mais e me programar com as minhas despesas”, finalizou Ivanete.

 

Milhares de pessoas estarão no Cemitério Jardim da Paz prestando homenagens e rezando para seus entes queridos que aqui estão sepultados, e não são poucos, segundo Helton Faller, Administrador do local, são cerca de 23.500 pessoas que dividem 6.472 sepulturas. Vale destacar que, existem túmulos onde vários membros da mesma família dividem os espaços. Tem caso onde cinco ou mais estão sepultados no mesmo monumento funerário. Ainda se falando de números, 18 pessoas foram sepultadas no Jardim da Paz neste mês de outubro, e este numero pode ser ainda maior, levando em conta que o mês só se encerra no dia 31, domingo próximo. De 01 janeiro à 30 de setembro do ano corrente, foram 307 sepultamentos em Assis Chateaubriand, sendo, 177 homens e 130 mulheres. Aqui não estão contabilizados os óbitos deste mês de outubro, que conforme já mencionado nesta matéria, foram até o presente momento, 18.

Falecimentos mês a mês em 2021

Janeiro: 29; fevereiro 21; março 45; abril34; maio 24; junho 52; julho 37; agosto 30 e setembro 35. Ainda sem fechar o mês de outubro, foram 18.

Pessoas entre 70 e 80 anos foram os que lideraram nestes tristes números de óbitos, foram 74. Em segundo, 63 casos, pessoas com 80 à 90 anos. E em terceiro faleceram 55 pessoas entre 60 e 70 anos. Covid-19  são as principais causas de mortes, foram 106 e 39 por causas desconhecidas. Por infarto foram 38 óbitos.

Programação religiosa no dia 02 no Jardim da Paz e na Matriz Nossa Senhora do Carmo

06h30 da manhã – Missa na Matriz

08h da manhã – Missa no Cemitério

19h – Missa na Capela São Miguel Arcanjo no jardim Progresso

O Padre André Fatega, Pároco da Matriz Nossa Senhor do Carmo fez a seguinte observação: Se estiver chovendo no dia, a missa das 06h30 e a do cemitério ficam suspensas, tendo missa na Matriz às 8h da manhã.

Paróquia São Francisco de Assis

Segundo o que nos foi repassado, não haverá missa no cemitério jardim da Paz, será apenas na Igreja pela manhã, uma as 8h e outra 10h.

 

Produção: Redação É Notícia

Fotos: Germano Borges

 

 

Compartilhe nossas publicações

Facebook
WhatsApp
Print
Email
Telegram

Últimas notícias

Publicidades

Tempo agora