O município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Saúde, informa que o Ambulatório Covid-19, está sendo desativado e a partir desta quarta-feira (1), os atendimentos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde.
Os atendimentos na Unidade Maria Efigênia Ferracini Campos, foram iniciados no dia 30 de março de 2020. Dados divulgados pela secretaria de saúde mostram que no ano passado foram realizadas mais de 9 mil consultas. Em 2021 até o momento foram mais de 15 mil. Em 2020 foram realizadas três tomografias e neste ano 307. Exames de Swab, conhecido como exame do cotonete em 2020 -2.415 e em 2021 foram 3.868. Com relação aos casos confirmados foram 1.244 em 2020 e 4.295 neste ano.
Conforme o Secretário Fabio Fantim Camilo, a partir desta quarta-feira (1), os atendimentos na Unidade do Maria Efigênia voltam como era anteriormente. “Será realizado atendimento aos moradores do Jardim América e área central do município e assim iremos desafogar as unidades que prestavam atendimento a essas pessoas, como é o caso da Unidade do Jardim Panorama, Ciasp do Jardim Progresso e até mesmo a Unidade do Mônaco. Tendo atendimento de médico clínico geral, pediatra e obstetra, além dos curativos e outras situações, mas qualquer dúvida pode procurar a unidade e buscar informação”, pontuou Fábio.
Em Assis Chateaubriand foram 134 óbitos até essa data, tendo os meses de março, abril e maio, como os meses mais críticos da pandemia com relação a casos e mortes.
Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde
Desde o dia 24 de março deste ano, a Secretaria de Saúde do município, realizou a vacinação contra Covid-19, no Centro de Convenções (Auditório Municipal) e também em sistema de drive-thru em frente a rampa de acesso ao paço municipal. A partir desta quarta-feira (1), a vacinação contra Covid-19, estará sendo realizada nas Unidades de Saúde da sede e do interior. De acordo com Fabio Fantin Camilo a população deve ficar atenta, pois terá algumas mudanças. “Nós sabemos que a vacina após aberta ela tem prazo de validade e não será possível abrir vacina todos os dias ou dia inteiro em todas as unidades, mas estaremos fazendo um sistema para que possamos atender a população e não perder doses de vacina após a abertura de um frasco”, salientou o Secretário Fabio.
Até o momento foram aplicadas 56.537, sendo 1º, 2º e 3º, dose. O município já vacinou mais de 90% da população com a segunda dose. Além de pessoas acima dos 60 anos que receberam a dose de reforço.
Agradecimento:
“Quero agradecer imensamente a todos os profissionais da saúde e também do Hospital Moacir Micheletto, que atuaram até esse momento, com decisões e ações que foram necessárias devido ao período vivido. E os servidores da linha de frente, não mediram esforços e não desistiram de prestar atendimento com qualidade para os encaminhamentos corretos para assim salvar vidas, então fica nosso reconhecimento a todos que podemos chamar de verdadeiros heróis. Somente em 2021 foram mais de 15 mil consultas realizadas e na vacina para destacar somente em um dia foram mais de 1.500 doses aplicadas, isso mostra o comprometimento. Parabéns a todos”, destacou o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho.