Seja bem vindo (a) ao nosso NOVO PORTAL, fique bem informado com as notícias que acontecem no Brasil, no mundo e em toda nossa região, porque informar é nossa missão.

NOTÍCIAS

Força da natureza: Imagem de satélite mostra faixa por onde passou temporal de sexta-feira (22)

A tempestade que aconteceu na última sexta-feira (22), deixou algumas cidades com destruição. Foram, aproximadamente, 15 minutos de temporal, com chuvas e ventos fortes, além do granizo. Casas foram destelhadas, postes de energia caíram, propriedades rurais destruídas, bem como hectares de milho perdidos.

Uma foto de satélite, registrada segunda-feira (25), mostra o rastro de destruição deixado pelo temporal, com danos ao milho entre Maripá e Assis Chateaubriand. Aproximadamente 28 mil hectares foram afetados.

O engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, analisa a imagem e acredita que não foi somente o vento forte que pode ter causado a destruição, pode ter passado algum tornado junto com toda a tempestade. “Foi uma série de ventos fortes, associado a nuvens de temporal, que atingiram a região, provocando granizadas fortes. Pode ter tido um ou outro tornado no meio”, analisa.

De acordo com Ronaldo, foi uma linha de instabilidade que avançou a partir de próximo a Maripá, atravessando dezenas de quilômetros, até passar de Assis Chateaubriand. “Nessa linha não podemos descartar que tiveram alguns tornados no meio, mas principalmente tiveram rajadas muito fortes de vento, como se fosse uma miniatura de um derecho (do espanhol: derecho, “direto” como na direção, que é uma tempestade de vento em linha reta, extensa e de longa duração), como aconteceu no ciclone Bomba, em Santa Catarina. Forma uma linha gigante, dentro dela acontecem ventos muito fortes”, comenta Coutinho.

 

Coutinho ainda comenta que é uma situação típica de La Niña. Quando tem o quadro de tempo ruim, como foi essa tempestade.

 

Oeste Notícias

Imagem de satélite, 25 de abril de 2022 (Foto cedida por Matheus Eduardo Laurani)

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Últimas notícias

Publicidades

Tempo agora